Diesel S500 e S10

Atualmente, o diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Além de utilizar em caminhões e ônibus, o diesel s500 e s10 amplamente utilizado em geradores, transporte marítimo, trens, máquinas agrícolas e máquinas diversas.

O diesel tornou-se um produto muito procurado devido ao seu excelente desempenho, e a contínua atualização das normas de emissão de poluentes disponibilizou diferentes tipos de diesel no mercado. Atualmente, o Diesel S500 e o S10 já estão no mercado. Veja as diferenças entre eles.

Diferença entre Diesel S10 e S500


A diferença entre suas denominações refere-se à quantidade de enxofre por milhão na composição. O diesel comum (S500) tem um teor de enxofre de 500 partes por milhão, enquanto o diesel S10 tem um teor de enxofre de 10.

A redução do teor de enxofre do diesel se deve à resolução do CONAMA sobre o Controle da Poluiçãon no Ar devido aos Veículos Automotores – PROCONVE em suas fases P6 e P7, que estabelece os níveis de substâncias para reduzir a emissão de gases poluentes.

Como essa é uma diferença tão gritante, é provável que haja problemas de uso. Embora o S500 seja considerado um diesel comum no mercado, seu uso é encontrado apenas em motores de estrada fabricados antes de 2012.

Para veículos movidos a diesel produzidos a partir de 2012, o diesel B S10, pois esses motores são especificados para atender às normas de emissões nível P7 do PROCONVE.

Desempenho e qualidade


O diesel possui índice de cetano em sua composição. Este hidrocarboneto é usado para avaliar as características de ignição do combustível relevante.

O número de cetano, usado em vários combustíveis diesel está diretamente relacionado ao tempo de injeção e início da combustão, conhecido como “faixa de potência”.

Em comparação ao Diesel S500 e s10, o diesel S500 tem um número de cetano igual a 42, enquanto o S10 é 48, Quanto maior o número de cetano, melhor a capacidade de combustão, contribuindo diretamente para um desempenho superior do motor.

Meio ambiente e redução a sedimentação do tanque


A combustão do óleo diesel faz com que o enxofre do combustível reaja com o oxigênio para formar o dióxido de enxofre (SO2), que é altamente prejudicial à vida humana e ao meio ambiente. Pode danificar as vias aéreas e agravar doenças pulmonares quando inalado, ao reagir com a água na atmosfera, leva ao fenômeno da chuva ácida.

Além disso, o SO2 pode causar mau funcionamento dos conversores catalíticos, afetando sua capacidade de reduzir o óxido de nitrogênio e outras emissões de partículas. Devido à baixa concentração de enxofre, o diesel B S10 reduz as emissões de SO2 e, portanto, protege o meio ambiente.

Por ter mais partículas de hidrogênio que o diesel S500, o S10 possui maior solvência, facilitando a remoção de depósitos de sujeira que se acumulam nas bombas e filtros de combustível, melhorando o cuidado do motor e reduzindo a manutenção.

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